logo RCN
NOTÍCIAS

O que as crianças gostam de ler ?

Pesquisa mostra lista de livros infantis preferidos por crianças de até 15 anos

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril, o Colégio Positivo realizou uma pesquisa com 992 crianças e jovens de um a 15 anos das cidades catarinenses Florianópolis e Joinville, além das paranaenses Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa. O trabalho revela a lista dos livros que as crianças mais gostam - citados por elas mesmas e divididos por idade e sexo. "Sabíamos quais os livros mais indicados por especialistas, professores e críticos literários, mas nunca vimos uma lista de livros infantis indicados de crianças para crianças", comenta a diretora de marketing das unidades do Colégio Positivo, Patrícia Russo Gibran.

Apenas para os alunos da Educação Infantil (crianças até 5 anos), os pais preencheram a lista dos livros preferidos. No topo do ranking, a fábula dos Três Porquinhos. Nesta fase, a preferência varia bastante de acordo com o sexo da criança. Enquanto os livros preferidos das meninas são sobre princesas, os dos meninos são sobre dinossauros. Outros personagens entre os mais citados foram a Turma da Mônica, João e o Pé de Feijão e Chapeuzinho Vermelho.

Entre as crianças de cinco a sete anos, o livro preferido é "A Vaca Fotógrafa", de Adriano Messias, com ilustrações de Jean-Claude R. Alphen. Também é de Adriano Messias o segundo livro mais citado, "Telefante sem fio", que traz ilustrações do premiado Rogério Coelho. As histórias de princesas continuam sendo as preferidas entre as meninas dessa faixa etária. Outros títulos como "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado, livros e gibis da Turma da Mônica e mangás também estão entre os preferidos de crianças dessas idades.

Na faixa de oito a 11 anos, três coleções lideraram o ranking. Citados por ambos os sexos, a coleção de Harry Potter, da britânica J.K. Rowling, é a preferida das meninas, enquanto a coleção Diário de um Banana, do cartunista norte-americano Jeff Kinney, é a mais lida pelos meninos. A terceira do ranking é a coleção "A casa na árvore", do australiano Andy Griffiths, com ilustrações de Terry Denton. Logo em seguida, foram citados o livro "O Pequeno Príncipe", do francês Antoine de Saint-Exupéry, e a coleção "Homem Cão", do norte-americano Dav Pilkey, mesmo autor de "Capitão Cueca", também citado na lista. As meninas dessa faixa etária mencionaram ainda a coleção "Diário de uma garota nada popular", da escritora norte-americana Rachel Renée Russell. Com dez anos, as amigas Ana Clara Salini Mirandola e Sofia Henn Godinho, de Joinville, contaram que estão lendo e adorando.

Best-seller mundial, a série de sete livros do bruxinho Harry Potter é líder isolada da preferência dos jovens de 12 a 15 anos, principalmente entre as meninas. Nessa faixa etária, Diário de um Banana continua sendo a coleção mais lida pelos meninos, e "O Pequeno Príncipe" aparece em terceiro no ranking, escolhido igualmente entre eles e elas. Além de "Diário de uma garota nada popular" e "A casa na árvore", outros dois títulos aparecem no topo desta lista: a trilogia "Divergente", da norte-americana Veronica Roth, e a série "Percy Jackson", do norte-americano Rick Riordan.

Veja a lista completa dos livros indicados por idade

1 a 5 anos

1° - Princesas

2° - Os Três Porquinhos

3° - Dinossauros

4° - Chapeuzinho Vermelho

5° - Turma da Mônica

6° - João e o Pé de Feijão

5 a 7 anos

1° - A Vaca Fotógrafa

2° - Telefante sem fio

3° - Princesas

4° - Menina bonita do laço de fita

5° - Turma da Mônica

6° - O Pequeno Príncipe

8 a 11 anos

1° - Harry Potter

2° - Diário de um Banana

3° - A casa na árvore

4° - O Pequeno Príncipe

5° - Homem Cão

6° - Diário de uma garota nada popular

12 a 15 anos

1° - Harry Potter

2° - Diário de um Banana

3° - O Pequeno Príncipe

4° - Divergente

5° - Percy Jackson

6° - Diário de uma garota nada popular

Agenda prévia da CVJ de 19 a 23 de abril Anterior

Agenda prévia da CVJ de 19 a 23 de abril

SFS: Parceria entre entidades e empresas beneficia saúde francisquense. Próximo

SFS: Parceria entre entidades e empresas beneficia saúde francisquense.

Deixe seu comentário